quantos estao lendo agora

gostou? recomende


Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de maio de 2009

A recuperação


Quando o corpo não obedece ao cérebro 
 

     Fase dolorosa em que você tenta, tenta, esforçasse e nem o mais leve esboço de reação. O monstro da imobilidade, incapacidade, invalidez é feio e assusta mesmo.  Mas sei que há ainda muitos neurônios trabalhando, em algum lugar. As emoções existem, logo deverão de estar sendo processadas em algum ponto. E toda a parte motora do lado direito está perfeita - noutra grande área de processamento. Posso sorrir, brincar, chorar e lembrar... Já pararam para pensar quantos gigabytes, terabytes ou sei lá que medida seria, temos armazenados na memória? Pois está tudo lá, vivíssimo, o passado, compromissos próximos, futuros, telefones, endereços, nomes e imagens de lugares por onde andamos, pessoas que conhecemos, amores, alegrias e decepções.  

O lado esquerdo pode não obedecer direito.  Sinto, porém, ter domínio sobre meu cérebro. Não deve estar tão danificado assim, pois entende e obedece a minha vontade, exceto mexer melhor a mão esquerda, claro.  
     Mas, se quero lembrar-me de algo, os neurônios sobreviventes vão lá e acham-no para mim. Sinto-me, sempre, agraciado pelos céus, pois controlo o que há de mais importante: a minha mente, dentro do cérebro que me restou.  

Quando o corpo não acompanha o cérebro 

      Foi por volta do início de 2007 que eu adentrei numa nova fase de recuperação. Esse marco coincidiu com um novo tratamento que fiz com o fisioterapeuta - hoje amigo, Rodrigo Deamo (a Terapia por Contenção Induzida - TCI). Sobre essa terapia escreverei um post específico, pois vale à pena. No meu caso ajudou muito. 

      Como ia dizendo, esta que considero a segunda fase da minha recuperação caracteriza-se  por uma sentida melhora considerável da atividade cerebral e movimentos retornando cada vez mais. Sinto que o desenvolvimento motor não é capaz de acompanhar os progressos cerebrais. Por mais que tente, meu corpo não consegue acompanhar o ritmo da cabeça que parece funcionar como nunca. Comparado a um Ronaldo que fica um tempão sem jogar e retorna fazendo monte de gols (não sou corintiano não! Mas admiro e torço por esse rapaz) 

      Enfim, hoje trabalho para que meu corpo atinja um nível de resposta a altura da capacidade da minha nova ordem cerebral.  O segredo não é segredo para ninguém mais aqui. Ser incansável nos exercícios, vibrar a cada pequena vitória, manter a fé e o espírito direcionado a auto-cura. Sim, temos essa capacidade! O corpo humano é maravilhoso, se regenera. Podemos ajudar essa tarefa ingerindo vitamina D e tomando sol diariamente, sem o qual a vitamina D não é processada. Mais essa que aprendi neste caminho. A vitamina D é fundamental para a reconstituição neuronal - formação de novos neurônios.

Paulo Coutinho

3 comentários:

Mandem e-mail disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
SUELY disse...

Paulo, você fez TCI no Lar Escola São Francisco ou particular?

Unknown disse...

Su, os dois... foi no larescola SF e particular

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

TRANSLATOR

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
Translator Widget by Dicas Blogger
Edit this page (if you have permission) | Report abuse Google Docs -- Web word processing, presentations and spreadsheets.