quantos estao lendo agora

gostou? recomende


Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Mais um sobrevivente

JUNE, 8 THURSDAY...2006         8 DE JUNHO DE 2006......14:20

Enquanto o povo brasileiro e mundial vivia a expectativa da Copa do Mundo, eu Nelson Donizete Matias, então com  39 anos, travava o meu jogo pela vida.
Era uma quinta-feira eu e meu ajudante estávamos com o caminhão carregado de entregas de bebidas e a correria para acabar a jornada e curtir também aquele evento mundial. Era depois do almoço ,tinha feito o shopping e partíamos para o Auto Posto City Barretos na terra do peão.
Como de costume, enquando dirigia, meu ajudante olhava a nota para certificar sobre os produtos e preços, a fim de passar para o conferente no recebimento. Ali minha vida começou a mudar radicalmente. Senti o corpo estranho e uma nuvem escura por sobre a visão. Comentei que algo estava errado e,  parando no posto foi quando senti algo muito forte pelo corpo todo, uma espécie de dor e percebi que meu lado direito estava rígido, dando só o tempo de parar o motor puxar o Maneco (freio do motor)do caminhão. Boca torta,braço e perna rígidos como pedra. Precisei de 4 homens para me tirar da cabine. Não tinha noção do que estava me acometendo, sem contar no desespero do meu colega do dia a dia.

O RESGATE
Os frentistas me colocaram deitado em um banco de madeira, até o resgate chegar até  o dono do posto ser informado de que a Santa Casa mandaria uma ambulância com uma emfermeira pois já indentificaram meu problema com a rigidez do lado direito e a boca torta. Vinte minutos depois estava no pronto-socorro e não aguentei e adormeci. Acordei uns três dias depois, amarrado à cama, pois estava muito agitado. Estava com confusão mental e não sabia onde estava. Fiquei assim por vários dias, naquele dorme-acorda sem fim.
Notei que todos se alimentavam , menos eu, e não tinha fome. Minha tia me informara que estava comendo comida industrial e era pra eu fazer as necessidades ali mesmo pois estava usando fraldão. Começou ali umas das coisas mais chatas pra um homem: ser limpado por enfermeiras.

A CONVERSA COM O NEURO
Vinte e sete dias depois tive alta médica. O neuro, ao lado da minha cama, me informara da real gravidade da doença,”AVC HEMORRAGICO”, com lesões em 60% do cérebro. Mas, depois de testes ,optaram por não operar e assim me mandaram pra casa.
Dois anos e oito meses depois estou bem, sequelas só motoras. Minha cabeça está ótima, lembro de tudo, desde a minha rota de entrega e as conversas daquela daquele triste dia. Estou com dois medicamentos: captopril 25 mg para a pressão arterial e hidroclodiazida 25 mg , um diurético uma ve por dia, pois sou hipertenso.
Minha vida mudou radicalmente. Hoje sou um inválido para o governo. Mas só tenho a agradecer à minha família ,à empresa e acima de tudo Deus, por me dar mais uma chance para viver. Hoje já ando com a ajuda da bengala mas com muitas melhoras na autoestima, pois hoje estou ajudando também outras pessoas que precisam de um apoio ou conversa para lidar com essa doença que acomete o Brasil e o mundo em geral. Muitos amigos eu ganhei de Deus depois do AVC. Virtuais ou não, mas amigos. Obrigado, Deus, por tudo!

Agradecimento

Venho agradecer a todos que me ajudaram nesse difícil momento. As orações e as ações de: Guilherme e Denise, Anselmo, Dirceu, Cláudia, Marco Antonio, Dayane, da Empresa Cerbel distribuidora de Bebidas onde eu trabalhava, e que até hoje me ajudam, e muito.
Agradeço à minha família Pai, mãe e irmãos, minha tia que esteve comigo a todo momento. Agradeço ao Luís (hoje também está com avc), pelo corre-corre. 
Enfim, agradeço a todos. Mas meu agradecimento maior a Deus, que me deu mais uma chance para viver. Obrigado, Senhor,estou vivo!

13 comentários:

Suely disse...

Parabéns, Nelson. Seu relato é, sobretudo, emocionante. Muito realista. Dá até para visualizar as cenas. Vc deu a volta por cima e renasceu muito melhor. Muitas vezes temos de abrir mão de algumas coisas para dar espaço a outras em nossas vidas. Observo, em todos os sobreviventes, que a barganha tem sido vantajosa! Suely

elisabete disse...

NELSON, VC É UM EXEMPLO DE VITÓRIA,CORAGEM,E DETERMINAÇÃO......e tenho absoluta certeza, q esta luta esta quase vencida, e lembre-se nada é por acaso,vc como todos nós, é um vitorioso.........

Elaine dos Santos disse...

Parabéns pelo Nelson, precisamos destes depoimentos para que as pessoas percebam que todos podem ser acometidos pelo AVC.
Não posso deixar de registrar, você escreveu "ser limpado por enfermeiras", o pai também reclamava e o médico respondia: "agora, é de domínio publico"...virou piada entre amigos e, agora, o pai mesmo fala para as cuidadoras: "pode tocar, é de domínio publico"...ele aprendeu a lidar com a situação, mas concordo com você, é uma baita invasão de privacidade. Sucesso!

SUELY disse...

Puxa, Elaine... e imagino que para um experiente gaudério seja tudo mais difícil ainda.
Devemos fazer uma campanha para termos mais profissionais masculinos nessa área. Não que isso diminua muito o constrangimento. Mas, com alguma psicologia, pode se tornar mais ameno. Ainda outro dia comentamos sobre a falta de fisioterapeutas. Também carecemos de técnicos, auxiliares e enfermeiros.

Elaine dos Santos disse...

O pai se diverte com o fisio...contam piadas, fazem planos de farras...mas sei lá, a invasão de privacidade, no caso relatado pelo Nelson, é complicada...eu não gostaria de "ser manuseada" por ninguém...mas... faz parte da vida e a parte mais interessante é a superação para, depois, rir do ocorrido!!! Abçs :)

Unknown disse...

Oi Nelson que Deus continue te abençoando, vc com certeza é um vencedor!!!
Gostaria de lhe fazer uma pergunta se puder me ajudar, a minha avó teve um avc agora no último dia 25 de junho e de dois dias pra cá, ela começou a expulsar via oral uma espécie de catarro, mas é de cor branca e que esta a incomodando bastante, não só a ela como nós também, você passou por essa experiencia???
Abraçosss e aguardo um retorno!
email: cheleguthi@hotmail.com eu me chamo Michelle

Juliana disse...

Nelson com certeza a sua história ajudará muitas pessoas que estão passando pela mesma dificuldade que você pssou.
Parabéns pelo avanço que teve até agora e pela coragemtambem pois você é um vitorioso, aprendi muito com a sua históriae a conhecer melhor essa doença.
Que Deus continue te abençoando.

Mαяιєℓє disse...

parabens nelson! voce superou tudo e foi a luta!

Unknown disse...

oi Nelson, feliz d+++ ver sua superação , ver q acima de tudo existe um DEUS que nos ama e cuida de nós, vc é este exemplo nem todos conseguem superar conheço muitos q estão na pior, mas através de sua vida tem ajudado muita gente , e eu tenho certeza q sua recompensa chegará não de ninguém mas de DEUS...Q ELE CONTINUE TE USANDO PARA AJUDAR OUTRAS VIDAS,,,NADA EM NOSSA VIDA É POR ACASO TUDO TEM UM PORQUE...PARABÉNS CONTINUE ASSIM UM ABRAÇO....

Unknown disse...

oi Nelson, feliz d+++ ver sua superação , ver q acima de tudo existe um DEUS que nos ama e cuida de nós, vc é este exemplo nem todos conseguem superar conheço muitos q estão na pior, mas através de sua vida tem ajudado muita gente , e eu tenho certeza q sua recompensa chegará não de ninguém mas de DEUS...Q ELE CONTINUE TE USANDO PARA AJUDAR OUTRAS VIDAS,,,NADA EM NOSSA VIDA É POR ACASO TUDO TEM UM PORQUE...PARABÉNS CONTINUE ASSIM UM ABRAÇO....

Unknown disse...

oi Nelson, feliz d+++ ver sua superação , ver q acima de tudo existe um DEUS que nos ama e cuida de nós, vc é este exemplo nem todos conseguem superar conheço muitos q estão na pior, mas através de sua vida tem ajudado muita gente , e eu tenho certeza q sua recompensa chegará não de ninguém mas de DEUS...Q ELE CONTINUE TE USANDO PARA AJUDAR OUTRAS VIDAS,,,NADA EM NOSSA VIDA É POR ACASO TUDO TEM UM PORQUE...PARABÉNS CONTINUE ASSIM UM ABRAÇO....

Unknown disse...

Excelente blog!!!!

Creunice Ap disse...

Excelente blog!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

TRANSLATOR

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
Translator Widget by Dicas Blogger
Edit this page (if you have permission) | Report abuse Google Docs -- Web word processing, presentations and spreadsheets.